Agenda 2011

VII seminário de jogos eletrônicos e educação
Período: 04 e 05/07/11
Local: Fortaleza

VI CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação
Período: 07 a 09/09/11
Local: Aracaju

X SBGames
Período: 07 a 09/11/11
Local: Salvador

26 de março de 2010

Games favorecem o processo de aprendizagem

O desenvolvimento mundial dos jogos digitais tornou-se um dos segmentos mais “glamourosos” da indústria de entretenimento. Expressão da cultura lúdica na sociedade contemporânea, os jogos digitais são apontados como um meio interessante de propiciar aos alunos um ambiente de aprendizagem menos rígido, mais atraente e prazeroso.

Considerados como principal ambiente de diversão para a juventude de hoje, os jogos digitais têm emergido no sistema educacional, além das tradicionais disciplinas acadêmicas e práticas de sala-de-aula, rumo a um novo modelo de aprendizagem por meio de atividades bem-sucedidas em mundos virtuais numa sociedade pós-industrial e rica em tecnologia.

Vários pesquisadores afirmar que não existem provas científicas que sustentem a alegação de que videogames influenciam negativamente os jogadores. Pelo contrário, alguns efeitos positivos, particularmente aqueles de natureza instrutiva, provaram ser mais evidente empírica e teoricamente.

No Brasil já existem iniciativas para despertar o interesse do aprendiz. Uma parceria envolvendo o grupo Positivo e o LivroClip traz ao sistema de ensino audiovisuais exclusivos baseados em clássicos da literatura. Realizado com apoio do suporte pedagógico do Positivo, os materiais trazem animações e games para aproximar o texto da realidade dos estudantes.

Que tal conhecer o Game da Reforma Ortográfica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário